Oi! Hoje eu vou falar de um galoto que fala elado e têm 5 fios de cabelo, quem será?
Cebolinha é um dos maiores personagens de Mauricio de Sousa, ele é famoso por provocar a Mônica, pegar o Sansão, falar errado, e seus 5 fios de cabelo.
Ele está sempre tentando derrotar a Mônica e pegar o Sansão em busca do título de dono da rua, sempre levando coelhadas da dentuça. Seu companheiro de planos é seu fiel e melhor amigo Cascão. Ele foi criado em 24 de outubro de 1960, um dos primeiros e mais antigos personagens da Turma da Mônica.
Cebolinha em 1960
Nessa época ele contracenava com o Bidu e o Franjinha nas tiras da Folha da Manhã, atual Folha de São Paulo.
Nesse tempo ele teve algumas aparições na revista Zaz Tráz e na revista do Bidu (olha essa cabeleira).Estreia do Cebolinha (Primeira tirinha dele)
Bidu Nº 6 - Continental - 1961 |
Cebolinha tem 7 anos e mora no bairro paulistano do Limoeiro. Quando só havia as tiras, a turminha só era conhecida em São Paulo, mas com a chegada das suas revistas, eles se tornaram conhecidos por todo o Brasil, e o Cebolinha foi ficando cada vez mais popular, conseguindo desbancar o Bidu e o Franjinha, que eram os principais na época, assim a turma virou do Cebolinha, (imagina Turma do Cebolinha) e ganhou coadjuvantes como seu cachorro verde Floquinho, e sua irmãzinha, a Maria Cebolinha, até que no dia 3 de março de 1963, surgiu uma menina chamada Mônica! Com seu vestido vermelho e coelhinho de pelúcia. Assim desbancando o Cebolinha virando a dona da turma. A tirinha que a Mônica apareceu pela primeira vez, está no post de tudo sobre a Mônica.
Apesar de que, ainda em 1963, o Cebolinha ainda era o principal da turma, e em 8 de setembro de 1963, ele ganhou seu próprio espaço em cores no suplemento da Folhinha de São Paulo, e dez anos depois em Janeiro de 1973, chegava a revista do Cebolinha, assim como a da Mônica, era mensal e tinha 68 páginas.
Para criar o Cebolinha, Mauricio se inspirou em um garotinho que jogava bola com seu irmão lá em Mogi das Cruzes, que tinha cabelos espetados e trocava o R pelo L, esse garotinho se chama Luiz Carlos da Cruz, que hoje com 72 anos ainda leva o apelido de "Cebola".
O Cebolinha no começo, era mais baixinho e gordinho, mas ao longo do tempo o cabelo foi se ajeitando, teve sua fase bochechuda, até ficar redondinho como conhecemos hoje.
Sua personalidade não mudou muito, continua UM PESTINHA, e ainda querendo o título de dono da rua.
Em 2010, Cebolinha completou 50 anos, e pra comemorar a Panini lançou um álbum de luxo reunindo suas melhores histórias, e também na edição 46 do Cebolinha a história foi comemorativa.
E nessa edição de 50 anos a capa foi "remasterizada" de sua primeira edição. E uma do Cebola Jovem com 96 páginas e em cores e em formato grande.
O Cebolinha Jovem, agora têm planos pra melhorar o mundo, ele não fala mais errado, só quando fica nervoso, na edição 34, ele namora com a Mônica, mas só nessa edição mesmo pois não deu certo. Mas tem o lado do marketing, pois se eles namorassem, poderiam não ter futuro nos quadrinhos além de vender pouco. Na edição 50 eles se casam, mas isso é num futuro próximo, naquele momento eles estavam enrolando. Na edição 100, ele e Mônica voltam a namorar. E a música do Cebolinha foi a que mais sofreu mudanças com o tempo, antes era usada a do filme As Aventuras da Turma da Mônica, e a atual é só pesquisar no YouTube.
Curiosidades sobre o Cebolinha!
1 - Cebolinha faz aniversário dia 24 de outubro.
2 - Ou seja, ele é do signo de Escorpião.
3 - Cebolinha torce para o Palmeiras.
4 - A dubladora do Cebolinha é a Angélica Santos.
5 - A raça do Floquinho é Lhasa Apso, de origem tibetana.
6 - Nas histórias em inglês Cebolinha se chama Jimmy Five
7 - Também nas histórias em inglês, ao invés de trocar o R pelo L, o Cebolinha troca o R por W.
8 - Antigamente, o bordão do Cebolinha era "Diacho!", hoje em dia é o "Pindalolas!".
Cebolinha em números!
Editora Abril: Ele teve 168 edições, de 1973 à 1986.
Editora Globo: Ele teve 246 edições, de 1987 à 2006.
Editora Panini: Ele teve 165 edições, de 2007 até o momento*.
*Até setembro de 2020.
Ou seja, até agora ele teve 579 edições.
Almanaques
Editora Abril: Ele teve 8 edições de 1978 à 1986.
Editora Globo: Ele teve 96 edições de 1987 à 2006.
Editora Panini: Ele teve 83 edições de 2007 até o momento*.
*Até setembro de 2020.
Almanaques Temáticos (com tema do Cebolinha)
Editora Globo: Ele teve 12 edições de 1992 até 2006.
Editora Panini: Ele teve 9 edições de 2007 até o momento.